terça-feira, 17 de março de 2009



Quatro Tipos de Abuso Contra a Mulher

Acima vimos dois tipos de violência praticada contra a mulher, e suas possíveis conseqüências: violência doméstica e violência sexual fora da esfera doméstica. Todavia, podemos reorganizar a VCM em quatro grandes blocos com o sentido de abuso. São eles:
· Abuso Econômico
· Abuso Emocional
· Abuso Físico
· Abuso Sexual

Estas quatro formas de abuso não diferem daquilo que é considerado violação contra os direitos da mulher, apenas seu ponto organizador deixa de ser o espaço onde ocorre a violência – casa ou rua – e passa a ser o tipo de violência cometida. Freqüentemente esses quatro tipos de abuso estarão presentes numa situação de violência de gênero, ou pelo menos mais de um deles. Como exemplo, uma mulher abusada sexualmente terá sido vítima, também, de abuso físico e emocional. Ou uma mulher que sofreu abuso econômico, como apropriação indevida pelo (ex)marido, (ex)companheiro ou (ex)namorado de quantias da conta corrente, pode ter sido também vítima de abuso físico ou emocional.

O abuso econômico é uma forma de dominação através de recursos financeiros, indicando possíveis situações de roubo e expropriação de quantias que pertençam às mulheres.

O abuso emocional é entendido também como violência psicológica, violência emocional ou violência verbal. Consiste naquelas situações onde se exerce pressão emocional sobre uma mulher, com diferentes objetivos. Inclui situações em que o objetivo é torna-la frágil e facilmente manipulável.

O abuso físico corresponde a forma de agressão física e ameaça de agressão, com armas pontiagudos e de fogo ou não.

O abuso sexual constitui forma de agressão sexual, incluindo-se aí estupro, incesto, assédio sexual e diversas formas de constrangimento sexual.
Isabelly Cristina/Bárbara Kelly

2 comentários:

  1. Tah otimo esse trabalho atóron *3*

    Tatianne e Metheus Fraga

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da postagem,ficamos informadas sobre os abusos sofridos pelas as mulheres.


    por:/Sheila Gomes e Marilia Cavalcante

    ResponderExcluir