terça-feira, 17 de março de 2009


Trotes violentos: retrocesso civilizatório

Os famosos trotes de recepção dos calouros nas faculdades ou nas academias militares estão se tornando cada vez mais polêmicos e reprováveis, em razão dos inomináveis abusos. O que temos visto, ultimamente, são selvagerias indescritíveis, que revelam total menosprezo pelo ser humano e pelo próximo.Alguns trotes, ultimamente, estão longe de ser catalogados como atos civilizados. Retratam grave retrocesso civilizatório, cada vez mais ilimitado. Atos agressivos gratuitos, praticados por força de uma tradição aberrante, que não contam com justificação alguma. Violência inútil, que nada constroi. Não transmitem nenhuma mensagem positiva, salvo quando se trata de trote solidário. A mesma violência que vivenciam nos jogos virtuais nos computadores ou nos programas (quase todos) de televisão, acaba sendo protagonizada pelos alunos antigos contra os calouros.Depois de tanta estupidez, seja nos trotes escolares ou universitários, seja nos trotes militares, agora já se começa a falar em trote sustentável, trote solidário. A sociedade tem que reagir. A universidade tem que protestar. As autoridades têm que atuar e aplicar a lei. Não podemos aceitar ou estimular as bestialidades, sobretudo as intencionais, visto que nada agregam de positivo para o crescimento e desenvolvimento humanos. As cenas dos últimos tempos (embriaguez e coma de um calouro, que foi amarrado a um posto e torturado, obrigação de comer fezes etc.) são revoltantes. Caso não haja uma firme intervenção policial, muitas mortes, como aquela na Faculdade de Medicina na USP, acontecerão.Do ponto de vista jurídico, o que está em jogo é o princípio da adequação social (e, em certo sentido, o do consentimento da vítima). Mas claro que não é socialmente adequado o trote violento, agressivo e humilhante.
Francisca Samara e Luiza Raquel

10 comentários:

  1. ã postagen de cima quem fez foi sheila e marilia

    ResponderExcluir
  2. legal; pois hoje em dia é muito comum esses tipos de trotes . é bom ficarmos em alerta pra naum cairmos nessa.

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo reclama dos trotes, mas quando chegar na hora de nós entrarmos na faculdade vamos querer participar deles em várias festas até amanhecer.
    Por: Gaby Hollanda

    ResponderExcluir
  4. Eu quero participar quando estiver na faculdade então não acho errado só acho exagero nas arrecadações.!
    Por: Kennia Napoleão.

    ResponderExcluir
  5. táh massa o trabalho de v6 amigas...
    é a realidae!

    ResponderExcluir
  6. È bem legal pq hoje em dia é muito comum esses tipos de trotes.é bom ficarmos em alerta pra naum cairmos nessa.
    De:Ottony e Mattheus

    ResponderExcluir
  7. Táh só a massa =) pq hoje em dia é muito comum esses tipos de trotes

    ResponderExcluir
  8. ta legal.Mais não é bom fazer trotes porque tem umas pessoas que ficam com raiva ai eles vão querer procurar a pessoa pra matar ou denucia etc...
    não é bom fazer trotes.




    Poor:// Matheus [*SX]

    ResponderExcluir